domingo, 28 de novembro de 2010

UFFS assume Parque Temático do Contestado no Irani

Em visita ao Irani: Vicente Telles Filho, profª Claudia Finger Kratovil, reitor Dilvo Ristoff, Vicente Telles, Delmir Valentini,  José Carlos Radin e o pró-reitor Joviles Trevisol. Foto: Acervo V. Telles.


Por Celso Martins

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com sede em Chapecó-SC, vai assumir o Parque Temático do Contestado, no município de Irani-SC. O interesse da instituição foi confirmado na visita do reitor Dilvo Ristoff à área do Parque na última semana, acompanhado de professores e pesquisadores.

O Parque idealizado pelo arquiteto Ires Lopes da Silva e o músico e folclorista Vicente Telles está com as obras inacabadas, como o palco junto a um lago artificial e arquibancadas nas encostas do morro onde aconteceu o combate de 22 de outubro de 1912 no Irani, início do Contestado.

Segundo o historiador Delmir Valentini, professor da UFFS, a idéia é criar no local um centro de memória, onde poderá funcionar uma unidade de pós-graduação em História, cujo projeto à Capes será encaminhado em março de 2011. O palco será utilizado de forma permanente com produções locais e nacionais e espetáculos de sons e luzes. A área abriga o local do combate e o túmulo do monge José Maria de Castro Agostinho, morto no combate de 1912, além do antigo cemitério e museu. 

O próximo passo será a criação de uma comissão, através de portaria do reitor Dilvo Ristoff, encarregada de elaborar o projeto de aproveitamento da infra-estrutura existente e a criação de outras. De quatro a seis professores da UFFS irão integrar a comissão, além do teatrólogo Romário Borelli, o músico Vicente Telles e o arquiteto Ires Lopes da Silva, entre outras pessoas.

Em depoimento gravado por Vicente Telles, o reitor da UFFS fala da idéia de criação de um grande projeto guarda-chuva, destinado a abrigar iniciativas nas áreas da pesquisa histórica, literatura e música regionais. Ristoff destacou a iniciativa de estabelecer uma "parceria de longo prazo" entre a UFFS e o município do Irani.

  Delmir Valentini

Trecho da área do Parque Temático do Contestado, nas margens da rodovia BR-153

 Museu do Contestado


 

 Túmulo de José Maria

 
Trecho do local do combate de 22 de outubro de 1912


Aspectos do palco inacabado

 
 *
Paisagem do Irani. Fotos: Celso Martins e Marco Nascimento

*

MÚSICO VICENTE TELLES FILHO
VAI TOCAR PIANO EM PORTUGAL

O músico Vicente Telles (Filho) está arrumando as malas rumo à Portugal, onde o aguarda um convite para ser pianista da banda "Função Publika", especializada na animação de bailes e uma das mais famosas do país. Filho do também músico e fonclorista Vicente Telles, Vicentinho domina a moderna tecnologia musical, com apoio de programas e técnicas computacionais.

Confira um pouco dos trabalhos
de Vicentinho e do Função Publika:




2 comentários:

  1. É uma bela notícia! A UFFS e o município do Irani estão de parabéns. Especial parabéns à histórica militância de Vicente Telles pela memória dos que lutaram por justiça e dignidade. “Quem tem, mói; quem não tem, também mói e no fim todos ficarão iguais”.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a novidade sobre UFFS e Parque Temático.
    A você incansavel divulgador do Contestado o nosso mais profundo agradecimento. Fiquei muito emocionada com as fotos do meu querido Irani que me serviram tambem, de inspiração para uma poesia.

    GUI- Rio de Janeiro

    ResponderExcluir