segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tomazi, Welter e a religiosidade de São João Maria

*

A MÍSTICA DO CONTESTADO

A mensagem de João Maria na experiência
religiosa do Contestado e dos seus descendentes

Mestrado em Ciências da Religião/PUC-SP

GILBERTO TOMAZI

RESUMO

O Contestado é um dos maiores movimentos populares e conflitos armados da história do Brasil. Ele aconteceu durante os anos 1912 a 1916 e abrangeu uma região que equivale à terça parte do território catarinense e o sudoeste do Paraná. Além de sua amplitude geográfica, do tempo prolongado da guerra, impressiona o fato de que o mesmo tenha envolvido diretamente algumas dezenas de milhares de pessoas e milhares de mortos. O Contestado marcou e continua ainda hoje a influenciar a vida, a cultura e a religiosidade dos que dele sobreviveram e seus descendentes.

Essa dissertação estuda e explica a mística do Contestado, desde uma perspectiva simbólica-cultural e a partir da recepção e ressignificação atuais da mensagem de João Maria. Esta mística e esta mensagem sobrevivem em diversas expressões e representações religiosas dos descendentes do Contestado. Resgatá-las, desde as suas origens até os dias atuais, é o caminho percorrido por esta dissertação.

Em torno do Contestado e da mensagem de João Maria surgiram diversos mitos, ritos, símbolos, sacrifícios e rezas que ainda hoje são conservados na memória popular dos descendentes do Contestado e reinterpretados em sua experiência religiosa. Depois de quase um século, o próprio Contestado já foi ressignificado de tal forma que a comunidade cabocla encontra nele um sentido, uma inspiração e uma mística que lhe permite viver no presente de maneira solidária, com estima e reconhecimento, enfrentando a dura realidade em que se encontra, confiante em dias melhores.

Depois de uma revisão e análise bibliográfica, resgatando aspectos históricos, geopolíticos, sócio-econômicos e, especialmente, culturais e religiosos do Contestado, foram emprestadas as informações mais preciosas desta dissertação, contidas nos relatos de pessoas do povo, que guardam viva a memória da mensagem e da mística de João Maria. Com isso foi possível trilhar um caminho de resgate e valorização da cultura e da experiência religiosa e popular do Contestado.

Íntegra (PDF)

*

Artigo de Gilberto Tomazi (18 páginas) intitulado A MENSAGEM DE “SÃO” JOÃO MARIA: E SUA RESSIGNIFICAÇÃO NA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA DO CONTESTADO. Confira.

*

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
 
O PROFETA SÃO JOÃO MARIA  
CONTINUA ENCANTANDO NO MEIO DO POVO

 
Um estudo sobre os discursos contemporâneos
a respeito de João Maria em Santa Catarina


Tânia Welter

Resumo

Este é um  estudo sobre os discursos contemporâneos a respeito de João Maria em Santa Catarina, sul do Brasil. Partindo da noção de  discurso como ação humana significativa (Ricoeur), afirmo que os discursos a respeito de João Maria são construídos pelos joaninos a partir de sua cultura histórica (formada por valores, símbolos, imagens, personagens, eventos contextuais e um catolicismo difuso), possuem temporalidade, expressam algo e são disponibilizados para outras  leituras e  interpretações. É o próprio discurso dos joaninos que serve como mecanismo de  legitimação de João Maria, dos discursos atribuídos a ele, dos próprios discursantes (joaninos) e de sua cultura histórica. João Maria é visto, neste trabalho, como evento fundante, em torno do qual gravitam  muitos sentidos, e como entidade multivalente, identificado como Deus, Jesus Cristo, Profeta, Santo  ou símbolo da  luta pela terra. Legitimados, os discursos a respeito de João Maria apresentam-se como adequados na interpretação do mundo dos joaninos, no controle da indeterminação do mundo, para anunciar e acabar com o mal, reagir contra aquilo que não está de acordo com sua cultura, estimular a luta política ou anunciar o mundo desejado.  

Íntegra (PDF)




Nenhum comentário:

Postar um comentário